quinta-feira, 2 de junho de 2016

E O "OMMENGANG", QUEM DIRIA, VEIO PARAR NA SAPUCAÍ!

Ommengang significa na antiga língua flamenga, “passeio”, "desfile". É uma mistura de antigas tradições religiosas com cerimônias de caráter civil, que ocorre anualmente na Bélgica desde 1539. 


(Imagem disponível no site: visitflanders.com)

Em 1615, a cidade de Bruxelas, capital belga, viu um dos mais belos espetáculos desses “passeios”, em honra a arquiduquesa Isabella e ao marido, Albert. Mas o que isso tem a ver com o carnaval? Tudo! No livro de Ouro do Carnaval Brasileiro, Felipe Ferreira, professor do Programa de Pós-Gradução em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), destaca o “fabuloso desfile de alegorias ocorrido no ano de 1615, em honra de Isabella, esposa do arquiduque da Bélgica (...). O esplendor dos carros marca o poder dos governantes e dá-nos uma ideia das paradas realizadas por toda a Europa nos dias de carnaval”.


 (Tela: The Ommenganck in Brussels on 31 May 1615; The Triumph of Archiduchesse Isabella. Victoria and Albert Museum, Londres). 


A tela do pintor flamengo Dennis Von Asloot mostra detalhes da bela festividade ocorrida naquele ano de 1615. Mas uma imagem específica nos chama a atenção. Entre diversos animais exóticos representados alegoricamente no desfile, está um unicórnio sobre o qual se apresenta uma criança fantasiada.



A referência a essa imagem ganhou a Marquês de Sapucaí no desfile do Salgueiro de 1990, no enredo “Sou Amigo do Rei”, que tratava da influência medieval no imaginário nordestino. A carnavalesca Rosa Magalhães, reconhecida por levar à avenida reproduções inspiradas em diversas manifestações artísticas, recuperou a obra de Dennis Von Asloot na abertura da apresentação salgueirense. Com todo esplendor, fez seu Ommengang na Avenida!  



E foi assim que uma referência visual do século 17 veio ganhar uma bela e inesquecível reprodução alegórica “neste reino de Xangô”. A arte que tumbou lá na Bélgica, tumbou cá no Sambódromo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário