quarta-feira, 1 de junho de 2016

VIME QUE TE QUERO VIME

          Na década de 1960, ele foi introduzido no carnaval pelas mãos dos artistas integrantes da equipe de Fernando Pamplona, no Salgueiro. De lá pra cá, o vime vez por outra dá o ar da graça, proporcionando leveza e contornos elegantes às formas criadas pelos carnavalescos.

            Em honra e glória ao nobre vime, vamos relembrar alguns dos momentos mais marcantes da utilização desse material na avenida, e como alguns artistas o reinventaram em fantasias e alegorias.

1 – As burrinhas da comissão de frente do Salgueiro de 1965 são exemplo de criatividade feita em vime.



2 – Nesta bela foto da Revista O Cruzeiro de 18 de fevereiro de 1967, o vime compõe o setor dedicado a Zumbi dos Palmares, no enredo “História da Liberdade no Brasil”, de Fernando Pamplona.




3 – Depois de anos dedicados ao Salgueiro, Arlindo Rodrigues, já na Mocidade Independente, leva consigo o refinamento nas burrinhas apresentadas no enredo “A Festa do Divino”, em 1974.



 4- No enredo Candaces (Salgueiro, 2007), Renato Lage deu ao vime todo um tratamento especial para decorar a alegoria “A Glória Real da Corte Negra”.



5 – A arte em vime de Vitor Negromonte foi evocada no desfile da Acadêmicos do Cubango de 2013, “Teimosias da Imaginação”, no carnaval assinado por Severo Luzardo.



6 – Em 2015, Rosa Magalhães criou para a São Clemente um enredo em homenagem a Fernando Pamplona, trazendo em um setor as inovações no carnaval carioca que o artista introduziu no Salgueiro.



7 -  Em 2016, o vime foi trabalhado com extremo bom gosto pelo carnavalesco campeão pela Mangueira, Leandro Vieira, no enredo “Maria Bethânia – A Menina dos Olhos de Oyá”.




Portanto, ao ver uma fantasia de vime na avenida, saiba que ali está derramada uma série de saberes artesanais que tornam o carnaval mais belo. 
É arte pura!

2 comentários:

  1. Mt lindo
    Trabalho cristivo e historic

    ResponderExcluir
  2. Amigo, caso fosse possível, gostaria muito de entrevista-lo. Venho desenvolvendo uma pesquisa acadêmica sobre a arte do carnaval.

    ResponderExcluir